Selo_PABB_Selo_Oficial_Transparente_edit
  • Instagram
  • YouTube

REVISTA LABCENAS

Convocatória PARA CONTRIBUIÇÕEs

          O LABCENAS - Laboratório de Tecnologias para a Cena propõe um circuito de formação, debate, pesquisa e difusão de conhecimentos que envolvem as áreas técnicas das artes. Em sua primeira edição, lançará a Revista LABCENAS e convida a comunidade de profissionais das áreas técnicas e linguagens afins a submeterem contribuições para integrar esta edição inaugural.

 

           A Revista LABCENAS é uma publicação digital e nasce do desejo de reparar e amplificar, na discussão sobre as artes cênicas, as vozes e conhecimentos dos profissionais das áreas técnicas que ganharam ao longo da história sub-representação em publicações do campo de domínio das artes. A revista surge e reivindica - de forma urgente - reconhecimento das pautas e descobertas, inquietações e motivações, planos e experiências acumulados ao longo dos anos. Nesse sentido, o objetivo é contribuir para diminuir uma deficiência histórica, usando como recurso o acesso à informação, capacitação, produção e difusão de conhecimentos. 

 

      Uma realização da Bogum Ambiente Criativo e da Multi Planejamento Cultural, o LABCENAS tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

 

 


 

tema-manifesto da 1ª edição


 

        A primeira edição ganha um contorno de manifesto, oferecendo espaço para contribuições em torno do tema "CONSTRUÇÕES DE AVESSOS - REFLEXÕES E MAQUINAÇÕES SOBRE A TÉCNICA NAS ARTES".  

 

        Nesse sentido, como uma edição inaugural que valoriza o lugar de fala das áreas técnicas, o objetivo é criar novos espaços dialógicos, representatividade e difusão da produção intelectual e das experiências dos profissionais das artes nas áreas de iluminação, sonoplastia, cenografia, transmissão em ambiente virtual (live streaming), cenotecnia, contrarregragem, figurino e adereço, maquiagem, produção, dentre outros.

     O  periódico  dará prioridade à contribuição desses profissionais e às contribuições com ênfase nas experiências dos mesmos. 

 

      As contribuições podem ser realizadas em diferentes linguagens e formatos, de modo que os trabalhos possam ser acolhidos em sua diversidade e multiplicidade. 

 

 

 

Prazo de submissões

As submissões podem ser realizadas no período de 09 a 21 de fevereiro de 2021.
PRAZO PRORROGRADO PARA 28/02/2021

 

 

 

 


 

dos eixos e possibilidades de submissão

Três eixos principais organizarão as contribuições submetidas, de acordo com seu teor, tom e tecido, a saber:

 

  • Memórias e testemunhos (monológico)
    depoimentos, anotações, registros de processo

 

  • Reflexões
    artigos, textos analíticos, provocações, crises, insurreições e levantes

 

  • Trocas (dialógico)
    entrevistas, conversas, trocas de diálogo/e-mail 


 

        Serão aceitas submissões de contribuições em formato de texto, imagem e vídeo. É importante que a autoria e direitos de imagem e som sejam próprios. Trabalhos submetidos sem sua respectiva autorização de uso de som e imagem não serão avaliados.

 

        Os textos deverão ter no máximo 6.000 caracteres (inclusive espaços), enviados em extensão ( .doc / .docx / .pdf / .odt / .txt ). Termos técnicos, locais, gírias, jargões, palavrões e interjeições serão bem-vindos. Acolheremos poemas, ensaios, registros de diário, desabafos, piadas, glossários, relatos de experiência, pensamentos, citações, dicas, receitas e outros. Encorajamos e valorizamos o uso de linguagem inclusiva. 

         As imagens deverão ter o mínimo de 300 dpi, em extensão ( .jpeg / .png / .jpg / .pdf ) para garantir sua boa resolução em formato editorado. Aceitamos fotos de processo, cabine, backstage, croquis, selfies, emaranhados de fios, rolos de fita, rascunhos, grids, rastros e restos, cenas - o que te convocar! 

 

      Os vídeos deverão estar nos formatos mp4, avi ou mov e ter no máximo 5 minutos de duração em HD (1280x720) ou Full HD (1920x1080). O conteúdo deve ter classificação livre. Fora isso, vale tudo que tenha a ver com o tema-manifesto da edição, como você se entende enquanto profissional, ou sua atuação no mundo artístico. 

 

 

 

 


 

formulário de submissão

        Todas as contribuições deverão ser submetidas através do formulário eletrônico disponível nesta página.

     As contribuições para a Revista LABCENAS tem carácter gratuito. Ao submeter sua colaboração você se responsabiliza pela propriedade dos direitos autorais do material enviado, e aceitação da veiculação, com os devidos créditos, sem ônus aos organizadores da publicação. 

Inscreva-se aqui

 

 


 

seleção e divulgação dos resultados

 

      A seleção das contribuições ficará a cargo do comitê editorial, composto por: Ana Paula Vasconcelos, Ana Terse Soares, Erick Ramon, Fred Alvin, Marina Martinelli e Moisés Victório.

      A divulgação dos trabalhos selecionados ocorrerá em 07 de Março de 2021, os autores receberão o aceite através de e-mail. Na oportunidade, é possível que ajustes sejam solicitados e um novo prazo para o reenvio também seja informado.

      Quaisquer casos, situações e outras questões não citadas ou previstas neste chamamento, serão dirimidas pelo comitê editorial da revista.

 

 

 

 

 


 

LANÇAMENTO DA REVISTA

      O lançamento da revista está previsto para 10 de Abril de 2021 através do site da Bogum Ambiente Criativo: www.bogum.com.br 


 

DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES


      O comitê editorial da Revista LABCENAS disponibiliza o email para dúvidas e/ou quaisquer outras informações: revistalabcenas@gmail.com

INscriÇÕES aqui

Ativo 1.png